OUTORGA DE USO DE RECURSOS HÍDRICOS SUPERFICIAL E PROFUNDO |
A outorga é o ato administrativo de autorização por meio do qual o órgão gestor de recursos hídricos faculta ao outorgado o direito de uso dos recursos hídricos, superficiais ou subterrâneos, por prazo determinado, nos termos e nas condições expressas no respectivo ato. Seu objetivo é assegurar o controle quantitativo e qualitativo dos usos da água e o efetivo exercício dos direitos de acesso aos recursos hídricos.
Usos que dependem de outorga:
Usos que independem de outorga
Usos que dependem de outorga:
- Derivação ou captação de parcela de água existente em um corpo de água, para consumo;
- Extração de água de aquíferos;
- Lançamentos em corpo d’água, de esgotos e demais resíduos líquidos ou gasosos, tratados ou não, com o fim de sua diluição, transporte ou disposição final;
- Aproveitamento de potenciais hidrelétricos;
- Outros usos que alterem o regime, quantidade ou qualidade da água existente em um corpo hídrico.
Usos que independem de outorga
- O uso de recursos hídricos para a satisfação das necessidades individuais ou de pequenos núcleos populacionais, em meio rural ou urbano, para atender as necessidades básicas da vida;
- O uso de vazões e volumes considerados insignificantes pela Política Nacional de Recursos Hídricos, para derivações, captações e lançamentos.
PROJETO DE REUSO DE ÁGUA E APROVEITAMENTO DE ÁGUAS PLUVIAIS
Desenvolvemos soluções customizadas para reuso de água nos processos diversos, objetivando a redução do consumo deste recurso natural e essencial, que a cada dia vem se tornando mais escasso. Atuamos também no dimensionamento de sistemas que promovam o aproveitamento das águas pluviais.
PROJETOS DE TRATAMENTO E MONITORAMENTO DE EFLUENTES SANITÁRIOS
Projetamos soluções que envolvem o monitoramento das fontes hídricas, e o tratamento dos efluentes sanitários através de Sistemas compostos por Tanque Séptico, Filtro Biológico e Sumidouro.